terça-feira, 7 de junho de 2011

Racionalidade

A Racionalidade humana e
sua diversidade de consciências

Conscientizar-se de alguma coisa, de um fato ou acontecimento, ou de qualquer fenômeno da realidade, eis um processo contínuo e crescente de descoberta dessa mesma realidade, o que nos mostra e demonstra a existência de uma variedade de consciências que se sobrepõem umas às outras, fazendo-nos desvelar pouco a pouco a verdade de tal realidade, assumindo-a efetivamente em nossa racionalidade, comprometendo-nos com ela responsavelmente ao ponto de abarcá-la total ou parcialmente em nosso mundo interior.
Ocorre pois uma sucessão de consciências dentro de nossa racionalidade até a apreensão ou abstração completa desse universo real que se nos apresenta internamente.
Tal superação de consciências dentro de nós mesmos faz-nos descobrir a verdade real e atual que se nos dá nesse momento.
Nesse movimento de ultrapassagem de consciências vamos paulatinamente assumindo interiormente a essência dessa verdade da realidade, ou seja, abraçamos dentro de nós um processo de conscientização dessa verdade real e atual cada vez maior e melhor.
Temos portanto em nós, de nós e para nós, uma diversidade de circunstâncias conscientes ou uma pluralidade de situações racionais que nos permitem descobrir a substância da realidade, ou o sentido da verdade, ou a essência do fenômeno apreendido ou abstraído por nós mesmos.
Esse processo permanente e progressivo de conscientização da realidade realiza em nós praticamente a construção da verdade dessa realidade que é assumida por inteiro dentro de nossa racionalidade.
Essa dinâmica operacional de transcendências conscientes que se superam e se ultrapassam evolutivamente no interior de nós mesmos reflete o nosso estado constante de auto-superação mental, física e espiritual, em que nossas vidas se tornam mais reais e verdadeiras e nossas existências mais autênticas e transparentes.
Vivemos então dentro de nós próprios a nossa auto-superação interior, razão de nossa existir e sentido da nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário